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Algumas Dicas Para Utilizar o
Feedback com Sucesso |
O
feedback é uma informação especial
que requer habilidades de percepção e acuidade
sensorial, confiança mútua, habilidade técnica
e sensibilidade aos sentimentos dos outros. É uma
informação que flui entre pessoas e que se
relaciona com suas interações no aqui e agora.
De
uma maneira geral, para que o feedback seja útil,
a pessoa que o recebe deve entender a informação,
ser capaz de aceitá-la e de fazer algo com a mesma.
O
feedback efetivo é a informação que
pode ser ouvida pelo receptor sem que este se torne defensivo
– não utilize seus mecanismos de defesa. Mantém
a relação, aberta, saudável e intacta.
Valida o processo para interações futuras.
Leonardo
Bueno consultor de PNL
COMO
PASSAR O FEEDBACK
- DIGA O QUE A PESSOA FEZ DE CERTO.
- DÊ SUGESTÕES DO QUE PODE SER MELHORADO.
- FINALIZE FAZENDO SEMPRE UMA AVALIAÇÃO POSITIVA.
A) Assinalando os acertos
Refira-se a atos, comportamentos ou resultados relevantes
e não ao indivíduo como pessoa.
Faça sempre descrições sensoriais que
sejam facilmente reconhecidas. Fale do que você viu
e ouviu especificamente.
B) Dando sugestões criativas
Diga o que pode ser melhorado em forma de sugestão.
Faça colocações em termos de comportamento
observável e específico (não geral
ou global – alucinatório). Inclua exemplos
de quais são as áreas de alto e baixo desempenho,
além dos comportamentos específicos e sensorialmente
observáveis que aparecem limitando ou contribuindo
para a efetividade do trabalho.
Devem ser evitados termos carregados e emocionais que gerem
atitudes defensivas por parte do ouvinte.
C) Finalizando reforce a autoestima
Faça uma apreciação geral positiva,
dizendo apenas o que a pessoa fez de bem feito.
Inclua nesta apreciação aprendizados que você
possa levar consigo.
COMO RECEBER O FEEDBACK
O Feedback é uma fonte retroalimentadora
da comunicação. Ele nos dá a oportunidade
de rever, redirecionar, a qualquer momento, nosso comportamento,
mantendo-o sempre atualizado.
Todo e qualquer erro que cometemos é sempre visto
como parte do processo. Quando você receber algum
feedback lembre-se “não existem fracassos,
apenas resultados”.
- ESCUTE ATENTAMENTE
- NÃO SE COLOQUE NA DEFENSIVA. MOSTRE-SE RECEPTIVO
AO FEEDBACK.
- PARAFRASEAR O QUE ESCUTA PARA CHECAR A PERCEPÇÃO.
- FAZER PERGUNTAS PARA ESCLARECER E PEDIR EXEMPLOS. FAÇA
PERGUNTAS DE FORMA QUE A PESSOA TENHA QUE LHE DAR DESCRIÇÕES
SENSORIAIS ESPECÍFICAS.
- RECOLHA INFORMAÇÕES ADICIONAIS DE OUTRAS
PESSOAS E OBSERVE SEU PROPRIO COMPORTAMENTO E AS REAÇÕES
DOS OUTROS.
- PROCURE MODIFICAR NA DIREÇÃO SUGERIDA E
OBSERVE OS RESULTADOS.
- AO FINALIZAR AGRADEÇA SEMPRE.
ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:
- QUANDO RECEBER UM FEEDBACK NÃO
DISCUTA. NÀO IMPORTA O QUE SEJA DITO, NÃO
SE OPONHA A DESCRIÇÃO, NÃO SE DEFENDA.
- RECEBA AS DIFERENÇAS COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDER
ALGO NOVO, AINDA QUE SEJA SÓ UM PONTO DE VISTA DIFERENTE
DO SEU.
- AGRADEÇA COM VERDADEIRA INTENÇÃO.
CRITÉRIOS PARA O FEEDBACK
POSITIVO
FEEDBACK
EFETIVO |
FEEDBACK
INEFETIVO |
Descreve o comportamento |
Avalia e julga o comportamento |
É
específico |
É
geral |
Chega tão cedo quanto apropriado |
É
retardado, guardado e descarregado |
É
direto |
É
indireto ou ricocheteado |
O emissor assume a responsabilidade |
A responsabilidade é transferida |
Inclui os sentimentos reais do emissor |
Os sentimentos são ocultados, negados, alterados ou
distorcidos |
É
clarificado |
Não é clarificado |
Levanta questões relevantes |
Levanta questões que são afirmações. |
Especifica as conseqüências |
As conseqüências são vagas ou inespecíficas |
É
solicitado ou desejado |
É
não solicitado ou imposto |
Refere-se a comportamentos sob o controle do receptor |
Refere-se a comportamentos que não estão sob o controle
do receptor |
As necessidades do emissor e do receptor são levadas
em consideração |
É
distorcido pelas necessidades do emissor |
Afirma o valor do receptor |
Nega o valor do receptor |
Reconhece o processo |
Ignora o processo |
Separa a pessoa do comportamento |
Não separa a pessoa do comportamento |
RESPOSTAS
AO FEEDBACK
POSITIVAS |
NEGATIVAS |
Ouvir
cuidadosamente |
Argumentar |
Agradecer |
Ignorar |
Clarificar |
Negar |
Verificar |
Explicar |
Avaliar |
Justificar |
Incorporar |
Escusar-se |
Observar
mais |
Projetar |
. |
Resistir |
. |
Defender-se |
. |
Distorcer |
. |
Lutar |
. |
Culpar-se |
. |
Esquecer |
Armando
Ribeiro
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