Quem Somos Eventos de Sucesso Consultorias Gestão de Negócios Fale Conosco
Artigos Agenda
Home




- Algumas Dicas Para Utilizar o Feedback com Sucesso 

O feedback é uma informação especial que requer habilidades de percepção e acuidade sensorial, confiança mútua, habilidade técnica e sensibilidade aos sentimentos dos outros. É uma informação que flui entre pessoas e que se relaciona com suas interações no aqui e agora.

De uma maneira geral, para que o feedback seja útil, a pessoa que o recebe deve entender a informação, ser capaz de aceitá-la e de fazer algo com a mesma.

O feedback efetivo é a informação que pode ser ouvida pelo receptor sem que este se torne defensivo – não utilize seus mecanismos de defesa. Mantém a relação, aberta, saudável e intacta. Valida o processo para interações futuras.

Leonardo Bueno consultor de PNL

COMO PASSAR O FEEDBACK

- DIGA O QUE A PESSOA FEZ DE CERTO.
- DÊ SUGESTÕES DO QUE PODE SER MELHORADO.
- FINALIZE FAZENDO SEMPRE UMA AVALIAÇÃO POSITIVA.

A) Assinalando os acertos

Refira-se a atos, comportamentos ou resultados relevantes e não ao indivíduo como pessoa.

Faça sempre descrições sensoriais que sejam facilmente reconhecidas. Fale do que você viu e ouviu especificamente.

B) Dando sugestões criativas

Diga o que pode ser melhorado em forma de sugestão.

Faça colocações em termos de comportamento observável e específico (não geral ou global – alucinatório). Inclua exemplos de quais são as áreas de alto e baixo desempenho, além dos comportamentos específicos e sensorialmente observáveis que aparecem limitando ou contribuindo para a efetividade do trabalho.

Devem ser evitados termos carregados e emocionais que gerem atitudes defensivas por parte do ouvinte.

C) Finalizando reforce a autoestima

Faça uma apreciação geral positiva, dizendo apenas o que a pessoa fez de bem feito.

Inclua nesta apreciação aprendizados que você possa levar consigo.

COMO RECEBER O FEEDBACK

O Feedback é uma fonte retroalimentadora da comunicação. Ele nos dá a oportunidade de rever, redirecionar, a qualquer momento, nosso comportamento, mantendo-o sempre atualizado.

Todo e qualquer erro que cometemos é sempre visto como parte do processo. Quando você receber algum feedback lembre-se “não existem fracassos, apenas resultados”.

- ESCUTE ATENTAMENTE
- NÃO SE COLOQUE NA DEFENSIVA. MOSTRE-SE RECEPTIVO AO FEEDBACK.
- PARAFRASEAR O QUE ESCUTA PARA CHECAR A PERCEPÇÃO.
- FAZER PERGUNTAS PARA ESCLARECER E PEDIR EXEMPLOS. FAÇA PERGUNTAS DE FORMA QUE A PESSOA TENHA QUE LHE DAR DESCRIÇÕES SENSORIAIS ESPECÍFICAS.
- RECOLHA INFORMAÇÕES ADICIONAIS DE OUTRAS PESSOAS E OBSERVE SEU PROPRIO COMPORTAMENTO E AS REAÇÕES DOS OUTROS.
- PROCURE MODIFICAR NA DIREÇÃO SUGERIDA E OBSERVE OS RESULTADOS.
- AO FINALIZAR AGRADEÇA SEMPRE.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES:

- QUANDO RECEBER UM FEEDBACK NÃO DISCUTA. NÀO IMPORTA O QUE SEJA DITO, NÃO SE OPONHA A DESCRIÇÃO, NÃO SE DEFENDA.

- RECEBA AS DIFERENÇAS COMO UMA OPORTUNIDADE DE APRENDER ALGO NOVO, AINDA QUE SEJA SÓ UM PONTO DE VISTA DIFERENTE DO SEU.

- AGRADEÇA COM VERDADEIRA INTENÇÃO.

CRITÉRIOS PARA O FEEDBACK POSITIVO
FEEDBACK EFETIVO FEEDBACK INEFETIVO
Descreve o comportamento Avalia e julga o comportamento
É específico É geral
Chega tão cedo quanto apropriado É retardado, guardado e descarregado
É direto É indireto ou ricocheteado
O emissor assume a responsabilidade A responsabilidade é transferida
Inclui os sentimentos reais do emissor Os sentimentos são ocultados, negados, alterados ou distorcidos
É clarificado Não é clarificado
Levanta questões relevantes Levanta questões que são afirmações.
Especifica as conseqüências As conseqüências são vagas ou inespecíficas
É solicitado ou desejado É não solicitado ou imposto
Refere-se a comportamentos sob o controle do receptor Refere-se a comportamentos que não estão sob o controle do receptor
As necessidades do emissor e do receptor são levadas em consideração É distorcido pelas necessidades do emissor
Afirma o valor do receptor Nega o valor do receptor
Reconhece o processo Ignora o processo
Separa a pessoa do comportamento Não separa a pessoa do comportamento

RESPOSTAS AO FEEDBACK
POSITIVAS NEGATIVAS
Ouvir cuidadosamente Argumentar
Agradecer Ignorar
Clarificar Negar

Verificar

Explicar

Avaliar

Justificar
Incorporar Escusar-se
Observar mais Projetar
  . Resistir
  . Defender-se
  . Distorcer
  . Lutar
  . Culpar-se
  . Esquecer

Armando Ribeiro



 

Email: armando@pensareweb.com.br
Tel: (41) 3026-4616 - (41) 9996-8007